Enter your keyword

Em Carapicuíba, um novo marco na mobilidade urbana com a liberação do túnel no Novo Centro

Em Carapicuíba, um novo marco na mobilidade urbana com a liberação do túnel no Novo Centro

A inauguração túnel na Av. Mario Covas, em 17 de agosto último, além de representar a conclusão de uma etapa na obra do Novo Centro, marca o início de uma completa remodelação no sistema viário central com vistas a melhorar a fluidez do trânsito e garantir a segurança do pedestre. Trata-se, portanto, de um conjunto de ações que têm como objetivo o constante aprimoramento da mobilidade urbana na cidade.Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) levantados em 2014, o município possui frota com mais de 170 mil veículos. Soma-se a esse número a estimativa da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de que, em horários de pico, a demanda de veículos de outros municípios, que utilizam Carapicuíba como rota de passagem, pode representar até 70% do tráfego total.

Esses dados demonstram que as ações tomadas pela prefeitura devem considerar não só a frota local como também a flutuante. Carapicuíba hoje é referência regional em ações de mobilidade urbana, servindo de exemplo para as cidades vizinhas. A construção do Novo Centro e a revitalização da Av. Inocêncio Seráfico são marcos expressivos na evolução do sistema viário municipal.

As obras do Corredor Oeste têm em Carapicuíba seu trecho mais avançado e a construção do Terminal de Ônibus no Km 21 estão em bom ritmo. A prefeitura também segue com as obras de recapeamento de ruas e avenidas por toda a cidade, com destaque para a Estrada da Fazendinha. Todas essas realizações possuem alcance regional e beneficiam os moradores e motoristas de Carapicuíba e de outras cidades.

As ações que visam melhorias no trânsito continuam e nos próximos dias será implantada a padronização de velocidade nas avenidas Deputado Emílio Carlos e Mário Covas, acompanhando a Av. Desembargador Eduardo Cunha de Abreu, que já possui limite de velocidade controlado em 50km/h. A prefeitura está providenciando toda a sinalização e divulgação necessária para que os motoristas sejam avisados previamente sobre a data da alteração.

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Carapicuíba está à disposição da população para prestar quaisquer esclarecimentos sobre as alterações no trânsito.

O prefeito Sergio Ribeiro enalteceu a importância dessas realizações: “A questão da segurança no trânsito e a mobilidade urbana estão entre as principais preocupações das administrações públicas da região. Nós estamos empenhados em promover um trânsito de qualidade para os cidadãos”.

 

Serviço:

Secretaria de Transporte e Trânsito de Carapicuíba

Endereço: Rua Santa Terezinha, 24, esquina com a Av. Deputado Emílio Carlos, Centro no mesmo prédio onde antes funcionava o Ciretran

Horário de atendimento: das 8h às 17h

Contato: pelo e-mail smtt@local ou telefone 4184-4098