Prefeitura de Carapicuíba busca o título de Município de Interesse Turístico

A prefeitura de Carapicuíba deu largada numa maratona de ações visando a conquista do título de Município de Interesse Turístico. O planejamento, em diversas etapas, segue as determinações da Política Nacional do Turismo, com a confecção de um inventário, estudo de demanda e ainda a montagem de um Plano Diretor de Turismo.

A primeira etapa inclui um inventário de turismo. A equipe relacionou diversos pontos que, desde segunda-feira, 29, estão sendo visitados e avaliados pelo museólogo Murilo Viani. “Até a próxima semana devemos terminar a visitação, quando teremos um panorama de nosso potencial turístico”, explica o prefeito Marcos Neves. Nessa etapa, a visitação inclui pontos históricos, restaurantes, igrejas e equipamentos públicos, principalmente parques municipais.

ALDEIA JESUÍTICA – Segundo a vice-prefeita Gilmara Gonçalves, o município tem como trunfo a Aldeia de Carapicuíba: “foi tombada em 1940, pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.  Nossa Aldeia é considerada patrimônio nacional. É o único exemplo preservado de uma antiga aldeia jesuítica e mantém todas as características originais, desde que os primeiros grupos de índios guaianazes habitaram o local”, justifica. “A Aldeia ira receber uma série de benefícios, pois temos um plano de revitalização e reforço na infraestrutura, restaurando seu potencial turístico”, acrescenta o prefeito Marcos Neves.

Além da maratona de visitações, a primeira etapa envolve ainda uma plenária com o Conselho Municipal de Turismo, georreferencimento, geoprocessamento e uma audiência pública. A segunda etapa já apresenta ações como a montagem do Diagnóstico Turístico, estudo das potencialidades e pesquisa de demanda. Só na etapa 5 a prefeitura apresenta o conteúdo e entrega o material produzido.

“A Aldeia de Carapicuíba foi fundada em 1580, por José de Anchieta. São mais de quatro séculos!”, acrescenta a vice-prefeita. “Estamos apostando no potencial turístico da Aldeia e na sua importância histórica para alcançarmos o título de Município de Interesse Turístico”, finaliza confiante.