Noticias
NOVA METODOLOGIA DO CREPOP AVANÇA: DOCUMENTO FINALIZADO EM REUNIÃO NACIONAL E SERÁ APRESENTADO EM BREVE
Data de Publicação: 15 de maio de 2025
Dando seguimento aos trabalhos do Grupo de Trabalho (GT) responsável pela revisão da metodologia do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) continua ativamente engajado no processo, que alcançou uma nova e importante etapa.
Em recente participação nas atividades do GT, no dia 29 de março, a psicóloga Isabel Scrivano (CRP 05/26162), coordenadora do CREPOP no CRP-RJ, ressaltou os avanços e objetivos da nova proposta metodológica. Segundo Isabel, que representa a região Sudeste no GT, a revisão visa trazer melhorias significativas para a produção e o alcance das Referências Técnicas (RTs).
“Os objetivos desta revisão abarcam interesses da Rede em dar celeridade à produção das RTs e fazer as pesquisas aparecerem mais nos textos das referências, destacando as regionalidades. Para que isso ocorra, incluímos também as técnicas dos CREPOPs regionais na comissão ad hoc que escreve os textos”, afirmou Isabel Scrivano.
A inclusão das técnicas dos CREPOPs regionais na comissão ad hoc é um passo importante para garantir que as particularidades e conhecimentos locais sejam efetivamente incorporados aos documentos finais. Como um desdobramento crucial deste processo de revisão, o GT, com a participação ativa do CREPOP-RJ, elaborou uma minuta do novo documento da metodologia.
Esta minuta foi amplamente debatida e finalizada durante a reunião nacional da Rede CREPOP, realizada em Brasília nos dias 11 e 12 de abril. O encontro reuniu técnicas e conselheiras que compõem a rede de todo o país, consolidando o documento que, em breve, será apresentado à categoria profissional.
Esta etapa de revisão, conforme divulgado anteriormente pelo CRP-RJ, atende a uma deliberação do 11º Congresso Nacional de Psicologia (CNP). O GT nacional, que reúne conselheiras(os) e técnicas(os) das cinco regiões do Brasil, tem se dedicado ao longo do último ano a aprimorar o documento, com o intuito de, entre outros, otimizar o tempo de produção das RTs e fortalecer o CREPOP como um centro de gestão do conhecimento e produção de orientação técnica.
O CRP-RJ reitera seu compromisso em colaborar com este importante processo, visando o fortalecimento da Psicologia e sua atuação qualificada nas políticas públicas.
notícias