Noticias
26 de Setembro: Dia Nacional do Surdo
Data de Publicação: 26 de setembro de 2025
Dia 26 de Setembro É o Dia Nacional do Surdo, instituído pela Lei nº 11.796/2008, é um marco de compromisso com os direitos linguísticos das pessoas surdas. A escolha dessa data homenageia a fundação, em 26 de setembro de 1857, da primeira escola para surdos do país, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro.
Ao celebrarmos 26/9, reafirmamos conquistas históricas que balizam a atuação do Sistema Conselhos: o reconhecimento da Libras como meio legal de comunicação, através da Lei 10.436/2002 e sua regulamentação, através do Decreto 5625/2005. Esses marcos orientam políticas de acesso, atendimento bilíngue (Libras–Português) e participação social.
No CRP-RJ, essa agenda ganha força adicional nesta gestão (XVIII Plenário, posse em 20/09/2025) com a presença de uma vice-presidente surda, a psicóloga Luciana Dantas Ruiz (CRP 05/32192). Esse fato expressa representatividade e aproximação com a comunidade surda. A composição da diretoria está registrada no Portal da Transparência do CRP-RJ, e a trajetória pública de Luciana, enquanto psicóloga surda bilíngue, é amplamente reconhecida.
Na solenidade de posse do XVIII Plenário (20/09/2025), registramos a presença de representantes da comunidade surda. Nossa gestão se constitui com as pessoas surdas e não apenas para elas. Essa construção também se materializa no cotidiano do CRP-RJ, com conselheira CODA e colaboradores surdos engajados na pauta.
Que este 26 de setembro seja um chamado à ação para que a Psicologia, no Rio de Janeiro para que avancemos na construção de políticas públicas e práticas profissionais que reconheçam a Libras como direito, a cultura surda como potência e a representatividade como caminho para uma sociedade verdadeiramente inclusiva.
#DescriçãoDaImagem: carrossel de fotos da posse do XVIII Plenário, com a bandeira da comunidade surda.
notícias