Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

auto_awesome

Noticias






CRP-RJ REALIZOU O EVENTO “DESAFIOS E CONQUISTAS COM A RESOLUÇÃO Nº 05/2025” NO DIA 11 DE ABRIL, NA SEDE


Data de Publicação: 3 de junho de 2025


No dia 11 de abril, o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) realizou o evento "Desafios e Conquistas com a Resolução n° 05/2025" na Sede, localizada na rua Teófilo Otoni, 93 - Centro, Rio de Janeiro.

A atividade promoveu um encontro entre professoras(es), supervisoras(es) e orientadoras(es) da categoria para discutirem e conhecerem a nova Resolução, que garante aprendizagem segura e adequada das(os) estagiárias(os) de Psicologia durante a formação profissional. 
Confira o evento na íntegra pelo canal oficial do CRP-RJ no YouTube @realCRPRJ.
Mesa de Abertura Institucional

A mesa de abertura contou com a mediação da psicóloga Agnes Cristina da Silva Pala (CRP 05/32409), Conselheira do CRP-RJ, Coordenadora da Comissão de Formação e Liberdade de Cátedra, da Comissão Gestora do Leste Fluminense e da Comissão Intergestora de Regionalização e Descentralização; e foi composta pelas(os) convidadas(os) Viviane Martins (CRP 05/32170), vice-presidenta e colaboradora da Comissão Especial de Psicologia e Relações Étnico-Raciais do CRP-RJ; Júlia Horta Nasser (CRP 05/ 33796), psicóloga clínica, especialista em neuropsicologia afetivo-relacional, doutora em nutrição, alimentação e saúde, conselheira-secretária e coordenadora da Comissão Especial de Psicologia Clínica do CRP-RJ; Filipe Degani (CRP 05/46254), psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Social, professor do Instituto de Psicologia da UERJ, Coordenador da Comissão de História e Memória do CRP-RJ, e Colaborador da Comissão de Formação e Liberdade de Cátedra; e Pedro Paulo Bicalho (CRP 05/26077), psicólogo e presidente do Conselho Federal de Psicologia (CFP) - por vídeo.

A vice-presidenta do CRP Viviane Martins destacou a importância da Resolução para a categoria, pois os aprendizados durante a formação qualificam as(os) psicólogas(os) e suas respectivas trajetórias profissionais. Martins também indicou que a Resolução seja utilizada como referência de consulta para estudantes e demais profissionais.

A Conselheira Julia Nasser relembrou que o Sistema Conselhos tem se aproximado das(os) estudantes nos últimos anos e a gestão atual do CRP-RJ tem buscado habitar os espaços de formação na tentativa de auxiliá-los, entendendo a importância da universidade para o desenvolvimento da Psicologia enquanto ciência e profissão.

Filipe Degani explicou que uma das funções da Comissão de Formação e Liberdade de Cátedra tem sido associar o Conselho à formação. Segundo o psicólogo, a docência em Psicologia também é um exercício profissional da categoria, portanto, podendo contribuir na formação de novas(os) psicólogas(os) e no enfrentamento às precarizações. Degani ressaltou que o estágio é o ponto central que garante a qualidade no aprendizado. 

O presidente do CFP, Pedro Paulo Bicalho, destacou a importância da nova resolução sobre coordenação, supervisão e orientação de estágios, algo que a categoria aguardava há muito tempo. De acordo com Bicalho, a Resolução foi construída com a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e do GT Estágios do CFP, e potencializada por um convênio entre o CFP e o Ministério Público do Trabalho (MPT). 

Ele também mencionou que existem 1.409 cursos de graduação em Psicologia no país e nenhum deles é totalmente ensino à distância (EAD). Além disso, Bicalho garantiu que a supervisão, orientação e coordenação de estágios devem ser atribuições exclusivas de psicólogas(os), e os conselhos precisam estar envolvidos nesse processo. 

A mediadora Agnes Pala informou que a Resolução foi aprovada durante a Assembleia de Políticas, da Administração e das Finanças (APAF), realizada em dezembro de 2024. Pala e Filipe Degani acompanharam a Assembleia, e desde então, sabiam da necessidade de levar uma discussão sobre estágios ao CRP-RJ. Pala também reforçou a importância de transmitir as novas regulamentações de forma ágil, garantindo que universidades, coordenadoras(es) e estudantes de Psicologia tivessem clareza sobre as mudanças.

Desafios e conquistas para a formação: Cartilha, Nota técnica e Resolução CFP 05/2025
Participaram da mesa a psicóloga Irani Tomiatto (CRP 06/2336), presidente da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e as(os) mediadoras(es) Agnes Cristina da Silva Pala (CRP 05/32409), Conselheira do CRP-RJ, Coordenadora da Comissão de Formação e Liberdade de Cátedra, da Comissão Gestora do Leste Fluminense e da Comissão Intergestora de Regionalização e Descentralização; e Filipe Degani (CRP 05/46254), psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Social, professor do Instituto de Psicologia da UERJ, Coordenador da Comissão de História e Memória do CRP-RJ, e Colaborador da Comissão de Formação e Liberdade de Cátedra.

A presidente da ABEP, Irani Tomiatto, destacou que cerca de 85% do ensino superior brasileiro é privado, e na Psicologia esse número chega a 90-95% das matrículas, onde muitas delas têm fins lucrativos, o que representa um grave problema para a qualidade da formação. Tomiatto afirmou que o EAD está prejudicando a formação, principalmente na área da saúde, mas a Psicologia ainda tem resistido à precarização do ensino. 

Ela explicou que os estágios são essenciais para consolidar as qualidades do estudante, mas tem sido a parte mais precarizada da formação devido aos custos e à necessidade de acompanhamento próximo. Tomiatto também ressaltou que, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), coordenadores e orientadores de estágio devem ser psicólogos, com registro ativo no CRP.

A presidente alertou que muitas instituições estavam contratando recém-formados como preceptores, um cargo originalmente vinculado às residências em saúde. No entanto, o CFP e a ABEP emitiram uma nota técnica esclarecendo que preceptores não substituem orientadores ou supervisores de estágio. Os serviços que recebem estagiários devem ter um responsável, registrado no CRP, com horários compatíveis com o funcionamento do local.



WhatsApp Image 2025-04-24 at 13.34.06.jpeg
WhatsApp Image 2025-04-24 at 13.34.34.jpeg
WhatsApp Image 2025-04-24 at 13.33.48.jpeg
WhatsApp Image 2025-04-24 at 13.33.50 (1).jpeg
WhatsApp Image 2025-04-24 at 13.33.44.jpeg