Noticias
Presidenta do CRP-RJ defende direitos da população trans em audiência na ALERJ e critica Resolução do CFM
Data de Publicação: 4 de junho de 2025
A presidenta do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), Céu Cavalcanti Silva (CRP 05/57816), participou no dia 29/05, da Sessão de Audiências Públicas sobre “A População Trans e o Impacto da Resolução CFM n.º 2.427/2025 no Direito ao Trabalho e à Educação”, realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).
A presidenta destacou a importância fundamental da Resolução CFP nº 01/2018, emitida pelo Conselho Federal de Psicologia, que orienta as(os) psicólogas(os) a atuar, no exercício da profissão, de modo que as travestilidades e transexualidades não sejam consideradas patologias e estabelece que as(os) psicólogas(os) não favorecerão nenhuma ação de preconceito e discriminação em relação às pessoas transexuais e travestis.
O posicionamento do CRP-RJ, em total alinhamento com o Sistema Conselhos de Psicologia como um todo, é de veemente oposição a qualquer medida que restrinja direitos, promova a discriminação ou dificulte o acesso da população trans a serviços e à cidadania plena.
O CRP-RJ reafirma seu compromisso ético-político com a defesa intransigente dos direitos humanos e com a promoção de políticas públicas inclusivas, que garantam dignidade, respeito e o pleno exercício da cidadania para todas as pessoas.
O Conselho seguirá atuando para a Psicologia contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária, onde todas as vidas, especialmente as vidas possam existir e florescer.
Acesse o vídeo da fala da presidenta na íntegra
https://youtu.be/Q5yn-ITPesY
🏳️⚧️ Vidas trans importam vivas! ✊
notícias