Noticias
COMISSÃO GESTORA DA REGIÃO SUL FLUMINENSE PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR DE DEFESA DA SAÚDE MENTAL, EM VOLTA REDONDA
Data de Publicação: 13 de junho de 2025
A diretoria executiva do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ) através da presidenta Céu Silva Cavalcanti (CRP 05/57816), o coordenador adjunto da Comissão Gestora da Subsede Sul Fluminense do CRP-RJ Tiago da Silva Cabral (CRP 05/39728) e a coordenadora o Eixo de Gênero Diversidade Sexual Danila Moreth da Cunha Abreu (CRP 05/62360) participaram do lançamento da Frente Parlamentar de Defesa da Saúde Mental que ocorreu no dia 4 de junho de 2025, na Câmara Municipal de Volta Redonda.
A iniciativa tem por objetivo a defesa da saúde mental e se descreve como um espaço de “construção e fiscalização de políticas públicas que garantam o cuidado em liberdade, os direitos humanos e o acesso universal à saúde mental”.
Em sua fala, Céu Cavalcanti destacou as diversas disputas que a saúde mental enfrenta no Brasil e destacou a importância de políticas públicas que atendam as pessoas de forma digna, humana e respeitando a diversidade.
Danila Moreth, que estava também representando a Secretaria de Proteção e Política para Mulheres do município de Paracambi por conta de seu trabalho com grupos reflexivos para homens autores de violência, destacou o quanto é importante pensarmos na saúde mental dos homens como meio de construção para políticas para mulheres e fez uma fala de agradecimento a iniciativa.
Tiago Cabral destacou a necessidade de um olhar também para quem cuida das pessoas nas políticas de saúde mental, destacando a presença massiva de pessoas psicólogas(os) no evento e encerrou dizendo que não se faz saúde mental sem psicologia e que não se faz Psicologia sem ética.
O evento, que contou com a presença de diversas autoridades, incluindo vereadores de outros municípios, secretários e funcionários de pastas do estado, além de representantes de universidades da região como a UFF - Universidade Federal Fluminense, FASF - Faculdade Sul Fluminense, UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda e a UBM - Centro Universitário de Barra Mansa, todas presentes com alunas(os) e professoras(es), em sua maioria, dos cursos de Psicologia. Sem deixar de mencionar a gratificante presença de trabalhadoras(es) da saúde mental e da educação, além de usuários dos serviços que fizeram falas apontando a realidade da saúde mental na região.
A partir desse evento, serão iniciados grupos de trabalho abertos que permitirão a participação popular.
notícias