Noticias
Conheça o projeto "CRP nas Universidades"
Data de Publicação: 21 de agosto de 2025
O projeto CRP nas Universidades foi motivado pela necessidade de aproximação dos estudantes de Psicologia com o Sistema Conselhos. Ele foi elaborado no XIV Plenário do CRP-RJ, através da Comissão Gestora da Subsede Região Serrana. O projeto "CRP nas Universidades" visa levar ao corpo discente e docente das instituições de ensino, informações sobre os serviços prestados pela autarquia.
Através de parcerias com as instituições de ensino e com apoio das coordenações dos cursos de Psicologia, o projeto busca realizar eventos que não só apresentam o Sistema Conselhos aos estudantes, como também promovem discussões sobre o papel da Psicologia na sociedade.
As ações se dão por meio de encontros pré-agendados, sendo eles divididos em três Atos, de acordo com a faixa de períodos:
- Ato I - 1º ao 4º período: “CRP pra quê?” - Apresentar o Sistema Conselhos e Comissão Especial de Estudantes;
- Ato II - 5º ao 8º período: “A Ética e o Início da Prática” - Apresentar sobre legislação, resoluções, notas técnicas, Referências Técnicas, orientação e
ética;
- Ato III - 9º e 10º período: “Vou me formar e agora?” - Orientações iniciais aos futuros formandos do curso de Psicologia.
A parceria com as instituições de ensino superior promovem maior contato dos estudantes com o CRP RJ e CFP, e através da construção dialógica do conhecimento, os aproxima do exercício profissional ético, contribuindo para a construção contínua da Psicologia como ciência.
Para ter o projeto na sua IEs, a coordenação do curso ou uma professora deve enviar e-mail para: [email protected]. É fundamental sinalizar qual dos Atos gostaria que fosse apresentado e os períodos que estarão presentes. Importante considerar também que os convites devem ser enviados com, no mínimo, 15 dias de antecedência; e a apresentação de cada Ato leva, em média, duas horas, logo, não é possível que os três Atos sejam apresentados no mesmo dia.
O “CRP nas Universidades” é um projeto potente, que, em consonância aos padrões normativos e éticos, colabora, não só com uma formação capacitada dos estudantes, mas com a construção constante da Psicologia como ciência e profissão!
Post escrito pela estudante Thais Nunes da Costa (UNIFASE - 6° período)
notícias