Noticias
“I JORNADA DE PSICOLOGIA”: EVENTO OCORREU NOS DIAS 27 E 28 DE AGOSTO, EM MACAÉ
Data de Publicação: 1 de setembro de 2025
Nos dias 27 e 28 de agosto, a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Macaé, promoveu o evento “I Jornada de Psicologia” para psicólogas(os) e estudantes de Psicologia da região Norte-Noroeste Fluminense, em parceria com o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ).
O encontro aconteceu no dia da psicologia como uma forma de homenagem ao Dia Nacional das(os) Psicólogas(os) e valorização das(os) profissionais do município, refletindo sobre a saúde das(os) trabalhadoras(es).
A conselheira vice-presidenta do CRP-RJ, Conceição Gama (CRP 05/39882), esteve na mesa de abertura e na mesa "CRP pra quê? – A importância da Psicologia na Saúde Mental", com Alexandre Vasikenskas Gil (CRP 05/30741), conselheiro e mestre e doutor em Saúde Coletiva. A psicóloga Raquel Donegá de Oliveira (CRP 05/77092), colaboradora da Comissão Gestora da Subsede Norte Noroeste Fluminense e ponto focal das regiões de Macaé e Rio das Ostras, participou das mesas "Saúde Mental: do que estamos falando?" e "As diferentes perspectivas sobre a importância do bem-estar no serviço público; Burnout e autocuidado".
Conceição Gama falou sobre a importância da acessibilidade e da inclusão das profissionais com deficiência, ressaltando que o CRP-RJ vem avançando nas práticas inclusivas, assumindo este compromisso como uma das marcas da atual gestão. Conceição também explicou que uma das principais funções do Sistema Conselho é orientar a categoria para a atuação profissional ser cada vez mais ética, comprometida, embasada e cuidadosa. Orientou sobre a importância de conhecerem e colocarem em prática o código de ética profissional, as resoluções, cartilhas, referências técnicas e as demais publicações do sistema conselhos de psicologia.
Raquel Donegá destacou que as insatisfações no trabalho não surgem de maneira isolada, mas são geralmente percebidas em conjunto, em espaços informais de pausa, onde se compartilham o que não é possível realizar, o que não está sendo alcançado e onde falta satisfação no ambiente de trabalho.
O conselheiro Alexandre Vasilenskas em sua participação fez um breve panorama da participação da categoria na luta pelo SUS e pela reforma psiquiátrica. Além de apontar os desafios futuros nesses dois campos.
notícias