Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

auto_awesome

Noticias






19 junho: Dia Nacional do Luto


Data de Publicação: 19 de junho de 2025


No Dia Nacional do Luto, é importante refletirmos sobre como o luto se apresenta não apenas diante de perdas familiares e pessoais, mas também nas situações coletivas vivenciadas em emergências e desastres. Em cenários como enchentes, deslizamentos, incêndios, acidentes e tragédias de todo e qualquer impacto, toda a comunidade pode experimentar diferentes formas de luto: pela perda de vidas, pela destruição de lares, pela ruptura de rotinas, e até mesmo pela perda do sentido de segurança.

Diante desses contextos, a atuação da psicóloga(o) se torna ainda mais relevante. É por isso que a Comissão de Emergências e Desastres do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro tem se dedicado a apoiar a categoria com informações, estratégias e orientações fundamentadas no Código de Ética Profissional. Um dos principais materiais produzidos por essa comissão é a cartilha volume II sobre orientações básicas sobre o luto, voltada especialmente para profissionais da Psicologia (que pode ser lido em https://www.crprj.org.br/publicacao/cartilhas).

A cartilha destaca os diversos tipos de lutos, orientando sobre como oferecer suporte emocional, respeitar tempos e formas diferentes de manifestação do sofrimento, além de criar espaços seguros de escuta e diálogo. Ressalta ainda a necessidade de a(o) profissional preservar o próprio cuidado e buscar redes de apoio, já que lidar com o sofrimento coletivo também exige preparo e suporte para quem cuida.

Pontuamos que o luto pode se manifestar de várias maneiras, que são influenciadas por fatores tanto individuais quanto contextuais, podendo haver profundas implicações psicológicas e sociais para aqueles que o experienciam.

Além disso, a cartilha enfatiza as especificidades do luto em situações emergenciais, que  pode ser agravado pelo impacto repentino, pela ausência de rituais de despedida e pela sobrecarga emocional. Por isso, recomenda atenção redobrada à escuta ética e ao respeito aos processos individuais e coletivos, promovendo o fortalecimento de vínculos comunitários e valorizando a solidariedade como caminho para o restabelecimento.

Neste Dia Nacional do Luto, reafirmamos o compromisso ético e solidário da Psicologia em acompanhar, acolher e orientar pessoas e grupos em sofrimento, estimulando práticas profissionais fundamentadas, sensíveis e humanas – especialmente em momentos de tanta dor e vulnerabilidade.



WhatsApp Image 2025-06-18 at 10.58.39.jpeg